PAPO ABERTO

Líder ou Chefe?

LIDERANÇA OU CHEFIA?

O que é melhor para você: Ter um Chefe ou um Líder? Qual a diferença entre ambos? Não são a mesma coisa? Eu evoluo mais com um Chefe ou com um Líder?

Duvidas como estas são comum as pessoas, porém vamos aqui explicar um pouco desta diferença e claro ai você verificará em que estágio está e com qual mais você está identificado ou gostaria de trabalhar.

Chefe – pessoa que se destaca pelas qualidades, competências, poder de decisão. Individuo investido de poder para ocupar lugar de mando, de direção, é aquele que ocupa a mais alta posição hierárquica nos organismos oficiais, civis ou militares, aquele que dirige uma repartição, um serviço e é o responsável pelo seu funcionamento. Do francês chef(século IX chieef(cabeça),(aquele que está a frente de qualquer coisa), do latim caput, ítis(cabeça,parte superior).

Líder -  individuo que tem autoridade para comandar ou coordenar os outros, pessoa cujas ações e palavras exercem influência sobre o pensamento e comportamento de outras pessoas, é aquela pessoa que é capaz de inspirar outras pessoas, a fim de que estas possam fazer por si mesmas muito mais do que fariam se estivessem sozinhas, conduz um grupo de pessoas em direção a um objetivo comum, de forma que todos consigam evoluir como pessoas e como profissionais.

Na descrição acima, você até imagina que para comandar uma equipe é necessário ser chefe dela, porém há uma grande diferença entre ser Chefe e Líder, e muitos a confundem mesmo, por desconhecimento ou até pela falta de percepção, até porque um líder pode ser um chefe, mas um chefe não pode ser um líder.

Chefe tem a tendência a comandar pessoas, impor ordens e ser autoritário,  centraliza o poder até porque apenas visualiza as coisas no resultado e nos lucros. Chefes são temidos e não respeitados, as pessoas não se sentem abertas a relatar problemas e muito menos pedir conselhos quando tem duvidas. O Chefe vê seus funcionários como subordinados que devem seguir suas ordens da maneira que ele acha mais eficaz, sem pensar no bem-estar-coletivo. Ele nunca incentiva ou motiva, já que ele acredita que o funcionário deve sempre realizar um trabalho com excelência pois é pago para isto, e quando encontra erro faz questão de aponta-lo. Se algo dá errado a responsabilidade é sempre da equipe, mas se dá certo os Louros são apenas seus.

Já o Líder conduz as pessoas e as inspira, é um motivador nato, mostra a direção que devem seguir e o mais importante vai junto, são respeitados e respeita seus liderados, além do que se tornam muito próximos e confidenciam seus objetivos e sonhos, sentem nele um amigão. O Líder busca não apenas o resultado mas a melhor maneira para ele e para seus liderados conseguirem alcança-lo, não centraliza o poder alias gosta de compartilhar o mesmo, até a nomenclatura de chamar é diferente não são subordinados, mas sim equipe, colaboradores, time. Um Líder ouve as pessoas a seu redor e está sempre disposto a tirar dúvidas e dissipar más interpretações. Uma pessoa que procura incessantemente trazer a tona o que cada pessoa tem de melhor e valoriza as habilidades dos mesmos, respeitando suas dificuldades e trabalhando junto com o mesmo para aprimorar suas deficiências, e um ponto Super Positivo é que o líder quando encontra problemas na execução ou nas adversidades do Grupo se responsabiliza junto e quando tem êxito divide os Louros com a equipe.

Numa organização o chefe é o que tem a autoridade para mandar e exigir obediência dos elementos do grupo porque muitas vezes se considera superior aos mesmos. O Chefe tem medo que você seja melhor que ele e que lhe puxe o tapete, por isto procura sempre te informar que ele é O CHEFE.

Já um LÍDER aponta a direção para o sucesso, exercendo disciplina, paciência, compromisso, respeito e humildade. O verdadeiro líder é aquele que te inspira e lidera pelo EXEMPLO. Uma pessoa que sempre lhe dá Feedback para que você evolua como pessoa e como profissional.

Por isto não seja ganancioso, seja ambicioso que é pensar grande, até porque você não está sozinho neste mundo, e que sendo uma pessoa melhor a cada dia o seu exemplo servirá para que outras pessoas se inspirem e sejam pessoas Melhores e de Sucesso Pessoal e Profissional

JOÃO RODRIGUES DOS SANTOS

Idealizador do Projeto Marketing do Bem

Diretor da www.jrscomputacao.com.br

 

por: João R. dos Santos
03/10/2015

João R. dos Santos

Jaguariunense empreendedor, detentor dos maiores prêmios da Área de Gestão Admnistrativa

jrs@jrscomputacao.com.br


MAIS ARTIGOS DO COLUNISTA

Nossa Gente

Conheça os nossos colunistas. Toda semana são publicados novos artigos através do canal PAPO ABERTO. Você vai ler sobre dicas de saúde, tecnologia, empreendedorismo e muito mais. Tudo de forma clara e descontraida, do jeito que é a nossa gente.


João R. dos Santos

Jaguariunense empreendedor, detentor dos maiores prêmios da Área de Gestão Admnistrativa

artigos
desde: 31/08/2015


Paulo Skaff

Skaf, além dos negócios, se destacou por sua liderança e inovação como dirigente de entidades do setor, como o Sindicato das Indústrias. Atua hoje como presidente do SEBRAE-SP

artigos
desde: 27/03/2016


Patricia Coelho

A Consultora de Imagem e palestrante Master Coach, Patrícia Coelho autora do website voceeunica.com traz novos conceitos sobre consultoria de imagem, pois estilo é muito além das roupas, da forma de ser e de agir com o mundo. Cada ser é um ser. Não existe ninguém igual a você.

artigos
desde: 01/12/2015


Bruno Caetano

Bruno Caetano é diretor superintendente do Sebrae-SP

artigos
desde: 04/11/2015


®Copyright 2015

Jaguariúna Online.com

Todos os direitos reservados

Outros domínios: guiajaguariuna.com.br jaguariunavirtual.com.br blogdejaguariuna.com.br

Melhor visualizado em navegadores modernos. Resolução mínima de 1024