PAPO ABERTO

Saber onde Cortar

Até para administrar o orçamento doméstico, a gente sabe: se não é possível ganhar mais, precisamos cortar custos para não ficar no vermelho. Substituir algumas marcas mais caras no supermercado, acumular mais roupa suja para ligar a máquina de lavar menos vezes na semana, negociar um plano de telefonia e internet mais vantajoso. São pequenas atitudes que vão refletir nas contas no final do mês.
 
Em um micro ou pequeno negócio – ou mesmo nas atividades de um Microempreendedor Individual (MEI) – a ordem é a mesma: cortar custos pode ser uma alternativa mais à mão para melhorar a saúde financeira da empresa do que pensar em ampliar o faturamento. Ainda mais em um período de recessão econômica, com resultados particularmente ruins para o varejo. Segundo a mais recente pesquisa Indicadores Sebrae-SP, a redução no faturamento das MPEs no primeiro trimestre de 2016 foi de 15,1% em relação aos três primeiros meses do ano passado.
 
Se a necessidade de reduzir as despesas está evidente, nem sempre o empreendedor tem a clareza de saber por onde começar. Nós, do Sebrae-SP, sempre aconselhamos que o primeiro passo deve ser um diagnóstico da situação: quais são os seus gastos fixos (salários e contas de consumo) e quais são os variáveis (matéria-prima, por exemplo)? Coloque tudo isso em uma planilha e avalie os valores em relação ao orçamento anual.
 
Diante desse quadro, tente identificar onde você pode cortar. Revise contratos, negocie com o contador. Analise se não está na hora de trocar maquinário antigo, que consome muita energia e exige manutenção constante. E não deixe de considerar gastos que podem parecer banais, como o papel da impressora. Tudo isso vai ter um impacto no final. Feitas as contas, avalie suas vendas: concentre-se nos produtos e serviços com mais giro e elimine aquilo que fica mais tempo parado no estoque. Ao mesmo tempo, procure fazer novos contratos com os fornecedores.
 
Finalmente, fixe metas e envolva a equipe nesse processo. Só com a participação das pessoas esse esforço pode dar resultado.
 
Também chamo a atenção para que os empreendedores não cometam alguns erros comuns. Demitir funcionário experiente porque ganha mais que os outros, por exemplo. Será que você não vai perder, também, um investimento feito por muitos anos em material humano, que pode acabar na concorrência? E, sobretudo, não caia na tentação de tirar dinheiro do caixa da empresa para cobrir despesas pessoais. Feito tudo isso, tenho a certeza de que a sua empresa estará saudável para passar pela crise. Se você precisar, o Sebrae-SP está à disposição para ajudar!

por: Bruno Caetano
09/06/2016

Bruno Caetano

Bruno Caetano é diretor superintendente do Sebrae-SP

Contato para a imprensa:
Máquina Public Relations a serviço do Sebrae-SP
Miriam Bizarro – Assessor de Imprensa
Telefones (19) 3025-2981/99602-2770
 

campinas.sebraesp@grupomaquina.com


MAIS ARTIGOS DO COLUNISTA

Nossa Gente

Conheça os nossos colunistas. Toda semana são publicados novos artigos através do canal PAPO ABERTO. Você vai ler sobre dicas de saúde, tecnologia, empreendedorismo e muito mais. Tudo de forma clara e descontraida, do jeito que é a nossa gente.


João R. dos Santos

Jaguariunense empreendedor, detentor dos maiores prêmios da Área de Gestão Admnistrativa

artigos
desde: 31/08/2015


Paulo Skaff

Skaf, além dos negócios, se destacou por sua liderança e inovação como dirigente de entidades do setor, como o Sindicato das Indústrias. Atua hoje como presidente do SEBRAE-SP

artigos
desde: 27/03/2016


Patricia Coelho

A Consultora de Imagem e palestrante Master Coach, Patrícia Coelho autora do website voceeunica.com traz novos conceitos sobre consultoria de imagem, pois estilo é muito além das roupas, da forma de ser e de agir com o mundo. Cada ser é um ser. Não existe ninguém igual a você.

artigos
desde: 01/12/2015


Bruno Caetano

Bruno Caetano é diretor superintendente do Sebrae-SP

artigos
desde: 04/11/2015


®Copyright 2015

Jaguariúna Online.com

Todos os direitos reservados

Outros domínios: guiajaguariuna.com.br jaguariunavirtual.com.br blogdejaguariuna.com.br

Melhor visualizado em navegadores modernos. Resolução mínima de 1024