PAPO ABERTO

Crédito mais fácil nem sempre é o melhor

A obtenção de crédito é assunto que sempre preocupa o empreendedor. Juros altos e excesso de exigências são fatores a distorcerem a busca por empréstimos. Digo distorcerem porque, na ânsia de se financiarem com rapidez e mais facilidade, as micro e pequenas empresas (MPEs) acabam escolhendo as opções mais caras do mercado: cheque especial e cartão de crédito.
 
O dado mais recente mostra que a taxa média do cheque especial em setembro era de 263,7% ao ano! No cartão de crédito os juros estavam em 414,3% ao ano! Ou seja, taxas altíssimas.
Mas por que os empresários recorrem a essas operações se, sabidamente, são caríssimas? Porque eles têm pressa para levantar capital e a burocracia para se conseguir um empréstimo nos bancos deixa muitos sem saída. Estudo do Sebrae-SP mostra que 80% dos empreendedores afirmam usar algum produto de crédito como cartão de crédito, cheque especial, financiamento, desconto de duplicatas, empréstimo e antecipação de recebíveis. Destes, 45% dizem ter aprovada a solicitação para utilizar cartão de crédito e 44% para o cheque especial. Ou seja, praticamente metade das MPEs está sujeita a juros muito altos.
Grande exigência de garantias e de documentação, saldo insuficiente e até o fato de a conta corrente ser nova atrapalham a concessão de crédito.
Esse quadro tem de mudar. Os bancos precisam ver que as MPEs são fundamentais para a economia do País e não podem ficar à margem dessa engrenagem. Se o desenvolvimento delas for sufocado, o Brasil perde. 
 
Ao empresário, cabe se organizar para não recorrer a empréstimos no afogadilho, pois com planejamento ele pode pesquisar linhas mais baratas. Se já entrou no especial ou no cartão, vale trocar a dívida por outra de juros menores. 
 
Porém, lembre-se que a parcela mensal representará um custo fixo e precisa caber no orçamento. Antes de tomar o empréstimo, certifique-se de quanto pode pagar por mês e leve o valor ao gerente do banco para negociar. 
 
Se a ideia é usar crédito para investir, por exemplo, diversificando produtos, é vital saber se seu cliente pode bancar esse algo mais. Senão, a operação pode se tornar uma armadilha. 
Portanto, planeje, reúna informações e negocie. Só assim você vai tomar a melhor decisão.

por: Bruno Caetano
04/11/2015

Bruno Caetano

Bruno Caetano é diretor superintendente do Sebrae-SP

Contato para a imprensa:
Máquina Public Relations a serviço do Sebrae-SP
Miriam Bizarro – Assessor de Imprensa
Telefones (19) 3025-2981/99602-2770
 

campinas.sebraesp@grupomaquina.com


MAIS ARTIGOS DO COLUNISTA

Nossa Gente

Conheça os nossos colunistas. Toda semana são publicados novos artigos através do canal PAPO ABERTO. Você vai ler sobre dicas de saúde, tecnologia, empreendedorismo e muito mais. Tudo de forma clara e descontraida, do jeito que é a nossa gente.


João R. dos Santos

Jaguariunense empreendedor, detentor dos maiores prêmios da Área de Gestão Admnistrativa

artigos
desde: 31/08/2015


Paulo Skaff

Skaf, além dos negócios, se destacou por sua liderança e inovação como dirigente de entidades do setor, como o Sindicato das Indústrias. Atua hoje como presidente do SEBRAE-SP

artigos
desde: 27/03/2016


Patricia Coelho

A Consultora de Imagem e palestrante Master Coach, Patrícia Coelho autora do website voceeunica.com traz novos conceitos sobre consultoria de imagem, pois estilo é muito além das roupas, da forma de ser e de agir com o mundo. Cada ser é um ser. Não existe ninguém igual a você.

artigos
desde: 01/12/2015


Bruno Caetano

Bruno Caetano é diretor superintendente do Sebrae-SP

artigos
desde: 04/11/2015


®Copyright 2015

Jaguariúna Online.com

Todos os direitos reservados

Outros domínios: guiajaguariuna.com.br jaguariunavirtual.com.br blogdejaguariuna.com.br

Melhor visualizado em navegadores modernos. Resolução mínima de 1024