PAPO ABERTO

Honestidade é sempre um bom negócio

Que honestidade é uma das maiores qualidades que alguém pode ter não se discute.  Principalmente em tempos como os atuais, em que o assunto corrupção tem cadeira cativa nas manchetes dos jornais e escancara um dos lados mais desprezíveis do ser humano. No mundo dos negócios, ser honesto resulta em imagem positiva, credibilidade perante o público e retorno financeiro.
 
Há alguns dias, ganhou espaço no noticiário o caso de um conserto de celular ocorrido no centro da cidade de São Paulo. A história começa com o relato de um consumidor nas redes sociais. Ele conta que buscava uma solução para um defeito no plug de seu aparelho. Foi a uma conhecida rua de comércio de eletrônicos na capital paulista onde consultou o prestador de serviço de um quiosque especializado. Este, sem nem mesmo verificar o smartphone, pediu R$ 180 alegando que teria de abrir o aparelho e trocar uma peça. Espantado com o preço, decidiu pesquisar mais. Atravessou a rua e mostrou o celular para outro prestador de serviço. O sujeito do segundo quiosque analisou o celular, tirou a poeira do local com problema e... pronto! Tudo resolvido!  
 
Ao perguntar quanto custava o trabalho, o atendente disse que não era nada, lhe deu um cartão e apenas pediu que falasse dele para os amigos. Foi isso que o consumidor fez. O post no Facebook com o cartão da loja viralizou, alcançando 70 mil visualizações em 10 dias. O resultado foi a multiplicação da procura pelos serviços do dono daquele quiosque com formação de filas de até uma hora pelo atendimento.
 
Moral da história: honestidade é sempre um bom negócio. Quanto valem a confiança e o reconhecimento do cliente? Quanto vale a propaganda boca a boca (amplificada pela internet), que já vem com uma espécie de “selo de garantia”? Quanto vale ter uma imagem favorável e confiável?
 
Infelizmente, no dia a dia vemos incontáveis exemplos do contrário, com consumidores enganados por “profissionais” (com ênfase nas aspas) sem escrúpulos, que não hesitam em tirar proveito do cliente, ludibriando e cobrando a mais. É a velha e inaceitável máxima de “querer levar vantagem em tudo”.
 
Muitas empresas gastam milhões em publicidade alardeando seus atributos. Mas se o discurso não condiz com a realidade, não há propaganda que sustente. Quer propaganda mais eficiente do que a postagem na rede social do caso relatado?
 
Quem trabalha de forma correta mais cedo ou mais tarde terá retorno. O dono de uma micro e pequena empresa que tiver entre seus valores a honestidade jamais se arrependerá.   
 
Bruno Caetano – diretor superintendente do Sebrae-SP

por: Bruno Caetano
24/05/2016

Bruno Caetano

Bruno Caetano é diretor superintendente do Sebrae-SP

Contato para a imprensa:
Máquina Public Relations a serviço do Sebrae-SP
Miriam Bizarro – Assessor de Imprensa
Telefones (19) 3025-2981/99602-2770
 

campinas.sebraesp@grupomaquina.com


MAIS ARTIGOS DO COLUNISTA

Nossa Gente

Conheça os nossos colunistas. Toda semana são publicados novos artigos através do canal PAPO ABERTO. Você vai ler sobre dicas de saúde, tecnologia, empreendedorismo e muito mais. Tudo de forma clara e descontraida, do jeito que é a nossa gente.


João R. dos Santos

Jaguariunense empreendedor, detentor dos maiores prêmios da Área de Gestão Admnistrativa

artigos
desde: 31/08/2015


Paulo Skaff

Skaf, além dos negócios, se destacou por sua liderança e inovação como dirigente de entidades do setor, como o Sindicato das Indústrias. Atua hoje como presidente do SEBRAE-SP

artigos
desde: 27/03/2016


Patricia Coelho

A Consultora de Imagem e palestrante Master Coach, Patrícia Coelho autora do website voceeunica.com traz novos conceitos sobre consultoria de imagem, pois estilo é muito além das roupas, da forma de ser e de agir com o mundo. Cada ser é um ser. Não existe ninguém igual a você.

artigos
desde: 01/12/2015


Bruno Caetano

Bruno Caetano é diretor superintendente do Sebrae-SP

artigos
desde: 04/11/2015


®Copyright 2015

Jaguariúna Online.com

Todos os direitos reservados

Outros domínios: guiajaguariuna.com.br jaguariunavirtual.com.br blogdejaguariuna.com.br

Melhor visualizado em navegadores modernos. Resolução mínima de 1024