ACONTECE EM JAGUARIÚNA

Agentes de Saúde visitam casas em áreas de risco para prevenir doença relacionada a Febre Maculosa

A Prefeitura de Jaguariúna, por meio da secretaria municipal de Saúde, iniciou neste mês de julho, uma campanha de orientação para a prevenção da febre maculosa no município, especialmente nas áreas de risco. Isso porque, a época de reprodução do carrapato- estrela, transmissor da doença, se dá entre julho e outubro.

Segundo André Sanches Coutinho,  chefe de divisão do Departamento de Vigilância em Saúde, os agentes de saúde visitam as casas, distribuem folhetos e  informativos e dão orientações de prevenção e sintomas aos moradores.

“Esse carrapato hematófago pode ser encontrado em animais de grande porte como bois cavalos, cães, aves domésticas, roedores e, especialmente, na capivara, o maior de todos os reservatórios naturais”, explica André.

Para haver transmissão da doença, o carrapato infectado precisa ficar pelo menos quatro horas fixado na pele das pessoas. Os mais jovens e de menor tamanho são vetores mais perigosos, porque são mais difíceis de serem vistos. Não existe transmissão da doença de uma pessoa para outra e também não há vacina contra ela.

Os primeiros sintomas são febre alta, dor no corpo, dor da cabeça, falta de apetite, desânimo e manchas avermelhadas .  Os sintomas aparecem de dois a 14 dias depois da picada. Segundo a secretária de Saúde, Maria do Carmo de Oliveira Pelisão, a população pode tomar algumas medidas para se prevenir.

“Evite o contato com carrapatos. Se, por acaso, estiver numa área em que eles possam existir, examine seu corpo cuidadosamente a cada três horas pelo menos, porque o carrapato-estrela transmite a doença só depois de pelo menos quatro horas grudado na pele; use roupas claras porque facilitam enxergar melhor os carrapatos; coloque a barra das calças dentro das meias e calce botas de cano mais alto nas áreas que possam estar infestadas por carrapatos. Esteja atento aos sintomas e procure um médico”, orienta a secretária.

TAGS: #guiajaguariuna | #somosguia | #jaguariunavirtual |
#somosvirtual |#blogdejaguariuna | #somosblog | #jaguariunaonline | #somosjaguariuna

PMJ
31/07/2017
oferecimento

EM Destaque


JAGUARIÚNA - GERAL Ex-Miss Jaguariúna faleceu


A Prefeitura de Jaguariúna emitiu nota lamentando o falecimento da jovem Alane Oliveira, de 26 anos. Alane foi Miss Jaguariúna 2012, representando a cidade no Miss São Paulo do ano seguinte.  Lamentamos profundamente seu falecimento e desejamos força à....

ler notícia
18/08/2017


POPULAÇÃO COMPARECE EM PESO EM MAIS UMA EDIÇÃO DO JAGUARIÚNA SOLIDÁRIA


A população do Cruzeiro do Sul e os moradores dos residenciais Jaguariúna I e II lotaram o parque Zezinho Teodoro, no Cruzeiro do Sul, nesta quinta-feira, para mais uma edição do projeto Jaguariúna Solidária, realizado pelo Fundo Social de....

ler notícia
10/08/2017


Cervejaria promove visita em sua unidade de Jaguariúna


Terça-feira 08 de agosto de 2017 a ambev abriu as portas para uma visita na sua unidade de Jaguariúna, onde promoveu um verdadeiro encontro com diversos meios de comunicação. Gente expert em cerveja de diversos estados do Brasil tiveram a oportunidade de vivenciar todo o....

ler notícia
09/08/2017


Posto Eleitoral de Jaguariúna atende em novo endereço


Desde o dia 24 de julho, o Posto Eleitoral de Jaguariúna, que integra a estrutura da 333ª Zona Eleitoral (Pedreira), está atendendo os eleitores de Jaguariúna e de Santo Antônio de Posse em novo endereço: Rua Cândido Bueno, 1299 – Térreo....

ler notícia
04/08/2017


Guia Gastronômico

A gastronomia jaguariunense tem forte acento italiano traduzido na mesa farta e na hospitalidade à moda do país da bota. Também preserva a herança culinária do tropeirismo, em pratos como feijão tropeiro e paçoca de pilão, entre outros. A cozinha com sotaque praiano também tem vez na capital nacional do cavalo. Assim como a portuguesa, a oriental e a árabe, marcando a presença de outros povos que também aqui se instalaram. Há opções para todos os gostos e bolsos, em várias faixas de preço e especialidades: desde um simples sanduíche e um bom churrasco até doces e sorvetes artesanais, que levam leite e frutas da região, entre outras guloseimas, que podem estar às vezes escondidas em algum espaço gastronômico mais “simplesinho” da cidade.. Confira os restaurantes e bares recomendados pelo nosso portal.

Vicenzo Pizzaria

: (19) 3847-1049
maiores informações

Botequim da Estação

: (19) 3867-1411
maiores informações

Pizzaria Vecchio Zilli

: (19) 3837-1304
maiores informações

Mingui & Aliche

: (19) 3867-2264
maiores informações

Hotéis e Pousadas

Está pensando em visitar o circuito das Águas Paulista e conhecer grandes atrações como o Rodeio de Jaguariúna, a Expoflora em Holambra, fazer compras na cidade Pedreira ou apenas tirar um fim de semana para relaxar ?

Venha, e aproveite o que as nossa região oferece. Aqui você encontra hotéis e pousadas aconchegantes com os melhores preços.

Confira alguns dos locais mais recomendos pelo portal:

Galeria Hotel Pousada

: (19) 3867-1414
maiores informações

Prado Hotel

: (19) 3807-2007
maiores informações

Hotel Pousada Portal das Águas

: (19) 3837-2349
maiores informações

Jaguary Hotel

: (19) 3837-3700
maiores informações


®Copyright 2015

Jaguariúna Online.com

Todos os direitos reservados

Outros domínios: guiajaguariuna.com.br jaguariunavirtual.com.br blogdejaguariuna.com.br

Melhor visualizado em navegadores modernos. Resolução mínima de 1024