ACONTECE EM JAGUARIÚNA

Agentes de Saúde visitam casas em áreas de risco para prevenir doença relacionada a Febre Maculosa

A Prefeitura de Jaguariúna, por meio da secretaria municipal de Saúde, iniciou neste mês de julho, uma campanha de orientação para a prevenção da febre maculosa no município, especialmente nas áreas de risco. Isso porque, a época de reprodução do carrapato- estrela, transmissor da doença, se dá entre julho e outubro.

Segundo André Sanches Coutinho,  chefe de divisão do Departamento de Vigilância em Saúde, os agentes de saúde visitam as casas, distribuem folhetos e  informativos e dão orientações de prevenção e sintomas aos moradores.

“Esse carrapato hematófago pode ser encontrado em animais de grande porte como bois cavalos, cães, aves domésticas, roedores e, especialmente, na capivara, o maior de todos os reservatórios naturais”, explica André.

Para haver transmissão da doença, o carrapato infectado precisa ficar pelo menos quatro horas fixado na pele das pessoas. Os mais jovens e de menor tamanho são vetores mais perigosos, porque são mais difíceis de serem vistos. Não existe transmissão da doença de uma pessoa para outra e também não há vacina contra ela.

Os primeiros sintomas são febre alta, dor no corpo, dor da cabeça, falta de apetite, desânimo e manchas avermelhadas .  Os sintomas aparecem de dois a 14 dias depois da picada. Segundo a secretária de Saúde, Maria do Carmo de Oliveira Pelisão, a população pode tomar algumas medidas para se prevenir.

“Evite o contato com carrapatos. Se, por acaso, estiver numa área em que eles possam existir, examine seu corpo cuidadosamente a cada três horas pelo menos, porque o carrapato-estrela transmite a doença só depois de pelo menos quatro horas grudado na pele; use roupas claras porque facilitam enxergar melhor os carrapatos; coloque a barra das calças dentro das meias e calce botas de cano mais alto nas áreas que possam estar infestadas por carrapatos. Esteja atento aos sintomas e procure um médico”, orienta a secretária.

Confira as notícias de Jaguariúna e Região nos portais: GUIA JAGUARIÚNA | JAGUARIÚNA VIRTUAL | BLOG DE JAGUARIÚNA | NOTÍCIAS DE JAGUARIÚNA

PMJ
31/07/2017
oferecimento

EM Destaque


OPERAÇÃO TAPA-BURACOS SEGUE À TODO VAPOR EM JAGUARIÚNA


A Operação Tapa-Buracos da Prefeitura de Jaguariúna segue melhorando as condições de tráfego na área urbana da cidade, resgatando a segurança para motoristas e pedestres. Nesta quarta-feira, 11 de julho, equipes coordenadas pela Secretaria....

ler notícia
12/07/2018


PREFEITURA OFERECE CURSO GRATUITO DE OBEDIÊNCIA BÁSICA PARA CÃES


Quem mora em Jaguariúna e quiser aprender as técnicas para que seu cão de estimação se torne mais obediente e dócil aos seus comandos, pode se inscrever no “Curso de Obediência Básica para Cães”, ministrado pelo Guarda....

ler notícia
12/07/2018


Febre Maculosa nas cidades da região, tome cuidado.


Jaguariúna não tem nenhum caso da doença, mas prevenir é o melhor remédio; período entre julho e novembro é considerado propício para a proliferação do “vermelhinho”, segundo estágio da evolução....

ler notícia
12/07/2018


DESTAQUES NA ÁREA DE SEGURANÇA PÚBLICA FORAM HOMENAGEADOS EM CERIMÔNIA NA FAZENDA DA BARRA


A cerimônia que homenageou ex-combatentes e mártires da Revolução Constitucionalista de 1932, no feriado de 9 de julho de 2018, na Fazenda da Barra, em Jaguariúna, abriu espaço, também, para que agentes que atuam na área de segurança....

ler notícia
11/07/2018


Guia Gastronômico

A gastronomia jaguariunense tem forte acento italiano traduzido na mesa farta e na hospitalidade à moda do país da bota. Também preserva a herança culinária do tropeirismo, em pratos como feijão tropeiro e paçoca de pilão, entre outros. A cozinha com sotaque praiano também tem vez na capital nacional do cavalo. Assim como a portuguesa, a oriental e a árabe, marcando a presença de outros povos que também aqui se instalaram. Há opções para todos os gostos e bolsos, em várias faixas de preço e especialidades: desde um simples sanduíche e um bom churrasco até doces e sorvetes artesanais, que levam leite e frutas da região, entre outras guloseimas, que podem estar às vezes escondidas em algum espaço gastronômico mais “simplesinho” da cidade.. Confira os restaurantes e bares recomendados pelo nosso portal.

Restaurante Zambon

: (19) 3867-4218
maiores informações

Ichi Ban

: (19) 3867-0922
maiores informações

Bar Parque dos Lagos

: (19) 3837-4118
maiores informações

Bar da Praia

: 3937 4906
maiores informações

Hotéis e Pousadas

Está pensando em visitar o circuito das Águas Paulista e conhecer grandes atrações como o Rodeio de Jaguariúna, a Expoflora em Holambra, fazer compras na cidade Pedreira ou apenas tirar um fim de semana para relaxar ?

Venha, e aproveite o que as nossa região oferece. Aqui você encontra hotéis e pousadas aconchegantes com os melhores preços.

Confira alguns dos locais mais recomendos pelo portal:

Hotel Pousada Portal das Águas

: (19) 3837-2349
maiores informações

Jaguary Hotel

: (19) 3837-3700
maiores informações

Galeria Hotel Pousada

: (19) 3867-1414
maiores informações

Vila Bueno Pousada

: (19) 3867-3396
maiores informações


®Copyright 2015

Jaguariúna Online.com

Todos os direitos reservados

Outros domínios: guiajaguariuna.com.br jaguariunavirtual.com.br blogdejaguariuna.com.br

Melhor visualizado em navegadores modernos. Resolução mínima de 1024