ACONTECE EM JAGUARIÚNA

Bombeiros Civis recebem sopradores para apagar incêndio provocado por queimadas

A baixa umidade do ar, causada pela longa estiagem, pois não chove há quase dois meses, aliado ao péssimo hábito que algumas pessoas têm de queimar lixo e outros resíduos, além de limpar terrenos colocando fogo no mato, vem complicando o trabalho dos Bombeiros Civis de Jaguariúna. 
Para dar conta da demanda, a pedido da corporação a Prefeitura acaba de adquirir dois “Sopradores costais BR 600”, equipamento bastante útil na tarefa de debelar focos de pequenos e médios incêndios, segundo o coordenador dos Bombeiros Civis do município, Paulo Henrique Da Vinha, mais conhecido como Da Vinha, que atua há 10 anos na função.
“Esse equipamento nos ajuda bastante, pois a média de chamadas, nos últimos dois meses – junho e julho – saltou de duas para 15 a cada plantão de 12 horas”, revela o coordenador. O aumento expressivo de sete vezes mais queimadas que o de costume, faz com que os bombeiros civis utilizem os dois sopradores diariamente, aumentando sobremaneira a eficiência do serviço.
Eficiência
O soprador, conforme Da Vinha, já é utilizado pelo Corpo de Bombeiros da Polícia Militar do Estado de São Paulo e por algumas Defesas Civis em cidades da região. Os dois equipamentos são movidos a gasolina e custaram R$ 4.338,00 aos cofres públicos. O mecanismo que apaga as chamas é a força do vento produzido, que abafa o fogo cortando o contato das chamas com o oxigênio ao redor.
A “prova de fogo” no uso de um soprador pela primeira vez foi no último dia 2 de agosto, quando os bombeiros foram acionados para apagar um princípio de incêndio no mato do barranco ao lado da escadaria próxima à ponte da Maria Fumaça. “Apagamos as chamas em 15 minutos, quando levaríamos pelo menos uma hora para isso, se usássemos abafadores”, explica Da Vinha, que reforça a necessidade de contar com a população no combate às queimadas. 
“Não faz sentido limpar um terreno ou queimar lixo, restos de galho ou outro material qualquer perto da vegetação. Com essa estiagem (seca) uma fagulha pode iniciar um incêndio de grandes proporções. Normalmente, salvo raras exceções, queimadas começam com alguém colocando fogo em alguma coisa e perdendo o controle da situação. Então, se cada morador colaborar quanto a isso, pois queimada é crime ambiental, poderemos chegar à estação das chuvas sem maiores problemas”, aconselha o coordenador do Bombeiros Civis de Jaguariúna.

O que diz a lei sobre Queimadas
O artigo 250 do Código Penal estabelece, para quem provocar incêndio, expondo a perigo a vida, a integridade física ou o patrimônio de outras pessoas, possibilidade de reclusão de três a seis anos, e multa. 

 

Credito: Aluízio Santana – Jornalista – MTb 23.352/SP – Informações: (19) 3847-1205 - (19) 98165-2075

Confira as notícias de Jaguariúna e Região nos portais: GUIA JAGUARIÚNA | JAGUARIÚNA VIRTUAL | BLOG DE JAGUARIÚNA | NOTÍCIAS DE JAGUARIÚNA

PMJ
04/08/2017
oferecimento

EM Destaque


OPERAÇÃO TAPA-BURACOS SEGUE À TODO VAPOR EM JAGUARIÚNA


A Operação Tapa-Buracos da Prefeitura de Jaguariúna segue melhorando as condições de tráfego na área urbana da cidade, resgatando a segurança para motoristas e pedestres. Nesta quarta-feira, 11 de julho, equipes coordenadas pela Secretaria....

ler notícia
12/07/2018


PREFEITURA OFERECE CURSO GRATUITO DE OBEDIÊNCIA BÁSICA PARA CÃES


Quem mora em Jaguariúna e quiser aprender as técnicas para que seu cão de estimação se torne mais obediente e dócil aos seus comandos, pode se inscrever no “Curso de Obediência Básica para Cães”, ministrado pelo Guarda....

ler notícia
12/07/2018


Febre Maculosa nas cidades da região, tome cuidado.


Jaguariúna não tem nenhum caso da doença, mas prevenir é o melhor remédio; período entre julho e novembro é considerado propício para a proliferação do “vermelhinho”, segundo estágio da evolução....

ler notícia
12/07/2018


DESTAQUES NA ÁREA DE SEGURANÇA PÚBLICA FORAM HOMENAGEADOS EM CERIMÔNIA NA FAZENDA DA BARRA


A cerimônia que homenageou ex-combatentes e mártires da Revolução Constitucionalista de 1932, no feriado de 9 de julho de 2018, na Fazenda da Barra, em Jaguariúna, abriu espaço, também, para que agentes que atuam na área de segurança....

ler notícia
11/07/2018


Guia Gastronômico

A gastronomia jaguariunense tem forte acento italiano traduzido na mesa farta e na hospitalidade à moda do país da bota. Também preserva a herança culinária do tropeirismo, em pratos como feijão tropeiro e paçoca de pilão, entre outros. A cozinha com sotaque praiano também tem vez na capital nacional do cavalo. Assim como a portuguesa, a oriental e a árabe, marcando a presença de outros povos que também aqui se instalaram. Há opções para todos os gostos e bolsos, em várias faixas de preço e especialidades: desde um simples sanduíche e um bom churrasco até doces e sorvetes artesanais, que levam leite e frutas da região, entre outras guloseimas, que podem estar às vezes escondidas em algum espaço gastronômico mais “simplesinho” da cidade.. Confira os restaurantes e bares recomendados pelo nosso portal.

Pizzaria Vecchio Zilli

: (19) 3837-1304
maiores informações

Restaurante Zambon

: (19) 3867-4218
maiores informações

Vicenzo Pizzaria

: (19) 3847-1049
maiores informações

Bar da Praia

: 3937 4906
maiores informações

Hotéis e Pousadas

Está pensando em visitar o circuito das Águas Paulista e conhecer grandes atrações como o Rodeio de Jaguariúna, a Expoflora em Holambra, fazer compras na cidade Pedreira ou apenas tirar um fim de semana para relaxar ?

Venha, e aproveite o que as nossa região oferece. Aqui você encontra hotéis e pousadas aconchegantes com os melhores preços.

Confira alguns dos locais mais recomendos pelo portal:

Vila Bueno Pousada

: (19) 3867-3396
maiores informações

Galeria Hotel Pousada

: (19) 3867-1414
maiores informações

Prado Hotel

: (19) 3807-2007
maiores informações

Jaguary Hotel

: (19) 3837-3700
maiores informações


®Copyright 2015

Jaguariúna Online.com

Todos os direitos reservados

Outros domínios: guiajaguariuna.com.br jaguariunavirtual.com.br blogdejaguariuna.com.br

Melhor visualizado em navegadores modernos. Resolução mínima de 1024