ACONTECE EM JAGUARIÚNA

Saúde prepara estudo epidemiológico sobre incidência de doenças cardíacas na comunidade

A Secretaria de Saúde de Jaguariúna, em parceria com a Socesp (Sociedade de Cardiologia do Estado de São Paulo), anunciou que dará início em breve a um Estudo Épico Piloto denominado “Projeto EPICO”, que tem como finalidade mapear a saúde cardiovascular nas comunidades e propor melhorias para a população.

As estratégias para esse levantamento minucioso foram discutidas no último dia 25 de setembro pela secretária da pasta, Maria do Carmo de Oliveira Pelisão, que recebeu em seu gabinete o Dr. Henrique Fonseca, médico, pesquisador e professor da Unifesp (Universidade Federal de São Paulo) e membro da Socesp, que coordenará a pesquisa.

A visita também serviu para organizar a metodologia a ser aplicada, que contará com a participação das Unidades Básicas de Saúde (UBS’s), uma vez que o estudo será realizado em duas partes. O primeiro é o levantamento de dados que as próprias UBS’s vão realizar, enquanto o segundo prevê a elaboração de estratégia educacional e intervenções baseadas em evidências.

Conforme a secretária Maria do Carmo, a iniciativa é inovadora e vem de encontro com as novas diretrizes de saúde do município. “Principalmente porque acabamos de lançar o programa “Construindo um novo Tempo”, pontua a secretária de Saúde.
 
O levantamento completo vai aferir a prevalência de fatores de risco na comunidade, utilizando a estrutura das Unidades Básicas de Saúde, a prevalência das comorbidades, trabalhará com dados e informações sobre a adesão ao tratamento, avaliará o uso de medicações de acordo com as diretrizes recomendadas, e aferir o grau de controle de fatores de risco seguindo as metas estabelecidas pela Socesp.
 
Entre suas ações, destaca-se o eixo “Tempo de Viver”, que se constitui em um projeto de controle e prevenção das doenças crônicas não transmissíveis, com foco na organização do cuidado e na promoção de ações de prevenção a essas doenças e seus fatores de riscos.
 
“A metodologia adota estratégias que qualifiquem a assistência prestada à população, aliada à adoção de medidas de promoção à saúde, prevenção e controle dessas patologias. Então, entendemos que essa parceria com a Socesp, vem colaborar na organização da linha de cuidado integral que desenvolvemos aqui em Jaguariúna”, finaliza a secretária Maria do Carmo.
 
Sobre a Socesp
 
A Sociedade de Cardiologia do Estado de São Paulo (Socesp) é uma entidade sem fins lucrativos, fundada em 1976. Regional da Sociedade Brasileira de Cardiologia (SBC) e Departamento de Cardiologia da Associação Paulista de Medicina (APM), atualmente conta com cerca de 8 mil associados. Os principais objetivos da entidade são contribuir para a atualização dos cardiologistas do estado e difundir o conhecimento científico gerado pela própria Socesp aos profissionais da saúde que atuam na cardiologia e para a população em geral.

Mais notícias de Jaguariúna acesse um dos nossos portais oficiais: Jaguariúna Online, Blog de Jaguariúna, Guia Jaguariúna e Jaguariúna Virtual

Confira as notícias de Jaguariúna e Região nos portais: GUIA JAGUARIÚNA | JAGUARIÚNA VIRTUAL | BLOG DE JAGUARIÚNA | NOTÍCIAS DE JAGUARIÚNA

JAGUARIÚNA ONLINE
28/09/2017
oferecimento

EM Destaque


Prefeitura amplia campanha de conscientização e volta a alertar para desperdício de água


A Prefeitura de Jaguariúna, por meio do DAE – Departamento de Água e Esgoto – vem desenvolvendo uma campanha de esclarecimento e conscientização contra o desperdício de água tratada na cidade, que tem aumentado ultimamente devido ao forte calor....

ler notícia
11/10/2017


Mostra Jaguariúna nos Anos 80 e 90 é inaugurada e tem visitação gratuita na Praça Umbelina Bueno


Mostra tem painéis fotográficos com eventos que marcaram as duas décadas e pode ser visitada em qualquer dia da semana. Jaguariúna é uma das cidades da RMC (Região Metropolitana de Campinas) que melhor preserva suas raízes e memórias. Uma....

ler notícia
03/10/2017


Zona Azul de Jaguariúna terá mais monitores e 24 pontos fixos de venda no centro


Os motoristas que buscam vaga para estacionar na área demarcada como Zona Azul, no centro de Jaguariúna, terão mais facilidade para adquirir o ticket digital que dá direito a paradas de meia hora, uma hora avulsa ou mais, até o limite de oito horas. Quem garante....

ler notícia
29/09/2017


Prefeitura conserta rompimento de galeria que danificou asfalto em trecho da Rua Vigato


A Prefeitura de Jaguariúna, por meio do departamento de Obras, concluiu nesta quinta-feira, 28 de setembro, o conserto da tubulação de águas pluviais que havia se rompido na Rua Vigato, no trecho onde se localiza a Escola Municipal Joaquim Pires Sobrinho I, no....

ler notícia
28/09/2017


Guia Gastronômico

A gastronomia jaguariunense tem forte acento italiano traduzido na mesa farta e na hospitalidade à moda do país da bota. Também preserva a herança culinária do tropeirismo, em pratos como feijão tropeiro e paçoca de pilão, entre outros. A cozinha com sotaque praiano também tem vez na capital nacional do cavalo. Assim como a portuguesa, a oriental e a árabe, marcando a presença de outros povos que também aqui se instalaram. Há opções para todos os gostos e bolsos, em várias faixas de preço e especialidades: desde um simples sanduíche e um bom churrasco até doces e sorvetes artesanais, que levam leite e frutas da região, entre outras guloseimas, que podem estar às vezes escondidas em algum espaço gastronômico mais “simplesinho” da cidade.. Confira os restaurantes e bares recomendados pelo nosso portal.

Botequim da Estação

: (19) 3867-1411
maiores informações

Bar da Praia

: 3937 4906
maiores informações

Restaurante Zambon

: (19) 3867-4218
maiores informações

Vicenzo Pizzaria

: (19) 3847-1049
maiores informações

Hotéis e Pousadas

Está pensando em visitar o circuito das Águas Paulista e conhecer grandes atrações como o Rodeio de Jaguariúna, a Expoflora em Holambra, fazer compras na cidade Pedreira ou apenas tirar um fim de semana para relaxar ?

Venha, e aproveite o que as nossa região oferece. Aqui você encontra hotéis e pousadas aconchegantes com os melhores preços.

Confira alguns dos locais mais recomendos pelo portal:

Jaguary Hotel

: (19) 3837-3700
maiores informações

Vila Bueno Pousada

: (19) 3867-3396
maiores informações

Prado Hotel

: (19) 3807-2007
maiores informações

Hotel Pousada Portal das Águas

: (19) 3837-2349
maiores informações


®Copyright 2015

Jaguariúna Online.com

Todos os direitos reservados

Outros domínios: guiajaguariuna.com.br jaguariunavirtual.com.br blogdejaguariuna.com.br

Melhor visualizado em navegadores modernos. Resolução mínima de 1024