A REGIÃO

Valinhos (SP) sediará 1ª ExpoAgro e 11ª Exposição Nacional das Raças Dorper e White Dorper com muitas novidades

Criadores de ovinos de todo o Brasil já estão apartando os melhores animais para competir nos julgamentos da 1ª ExpoAgro e 11ª Exposição Nacional das Raças Dorper e White Dorper, que começa amanhã ( de outubro) e segue até domingo (8 de outubro), em Valinhos, no interior de São Paulo. A expectativa é reunir, nos leilões e julgamentos, cerca de 800 animais oriundos de mais de 60 cabanhas de São Paulo, Bahia, Paraná, Minas Gerais, Alagoas, Rio de Janeiro, Goiás e Distrito Federal, entre outros Estados.

A programação conta ainda com workshops, balcões de negócios, premiação dos melhores das raças Dorper e White Dorper, leilões, shows sertanejos, espaço kids com minifazenda e roteiros de agroturismo, além de uma praça de alimentação estruturada, com food trucks, circuito gastronômico e cursos voltados a adultos e crianças, ministrados por 27 chefs. Essa última atração é coordenada pela chef Fabi Prado, apresentadora do programa “Sabor da Cultura”. Todos os pratos serão elaborados com cortes de ovinos meio-sangue Dorper ou White Dorper e cogumelos comestíveis, demonstrando os diferencias das duas raças no segmento gastronômico.

Espera-se um público de 60 mil pessoas na cidade, que é conhecida como a Capital do Figo Roxo e agora também mostra vocação como celeiro nacional das raças Dorper e White Dorper. “Valinhos, ao sediar pela primeira vez um evento deste porte, reafirma sua importância na economia local e regional, projetando o nome da nossa cidade como um dos mais importantes locais onde as duas raças são criadas”, afirma o prefeito Orestes Previtale.

“A Capital do Figo Roxo amplia horizontes e conquista novos nichos de mercado ao sediar um dos mais importantes eventos nacionais. Com isso, abrimos novas oportunidades de eventos que incrementam a economia da cidade e ampliamos olhares de novas empresas e investidores”, complementa o secretário de Desenvolvimento Econômico e Turismo de Valinhos, Wilton Borges.

Com promoção da Associação Brasileira dos Criadores de Dorper (ABCDorper) e Monte Cogumelos, o evento é apoiado pela Prefeitura Municipal de Valinhos. “Pensamos em um evento atrativo à toda família, com atividades para adultos e crianças, além de criar um ambiente favorável para negócios e troca de experiências”, revela José Monteiro, proprietário da Monte Cogumelos, empresa especializada em fungicultura que abastece a alta gastronomia regional com quase uma tonelada/mês de cogumelos das variedades Shimeji Branco, Shimeji Cinza, Hiratake Ostra, Paris, Shitake e Hiratake Salmão.

“Dorper Gourmet”

Há apenas 17 anos no Brasil, as raças de origem sul-africana Dorper e White Dorper já alcançaram um plantel de 160 mil animais registrados e anotam 100% de liquidez em leilões e vendas diretas. Conquistaram adeptos ao redor do mundo pela capacidade em reduzir os custos de produção dos criadores e transferir qualidades gourmets à carne de cordeiro. São animais rústicos, precoces, férteis e que possuem rendimento de carcaça acima da média. “Foram desenvolvidas, a partir do cruzamento entre raças nativas e a inglesa Dorset Horn, culminando em animais adaptados aos mais de 40 microclimas brasileiros”, detalha Daniel Cipolletta,  membro do Conselho Deliberativo Técnico (CDT) da ABCDorper.

Diferenciais esses que colaboraram para resolver um dos principais gargalos na alta gastronomia: a falta de cortes cárneos padronizados e de qualidade superior. Boa parte da carne de cordeiro consumida no País é importada do Uruguai e tem a região Sudeste como principal destino. Entretanto, a preferência atual é pelo “cordeiro prime”, abatido ainda jovem e com alto rendimento, distribuição de gordura na carcaça e cortes diferenciados.

Nacional do Dorper

Segundo Regina Valle, coordenadora técnica da ABCDorper,  este é um dos eventos mais aguardados no calendário da ovinocultura nacional, por reunir as raças com maior ascensão atualmente. Ocorre em caráter itinerante, tendo sido realizada em diversas estados. Valinhos disponibilizará ótima logística, sendo próxima do aeroporto e das principais rodovias do Estado de São Paulo, lembrando um pouco a extinta Feinco (Feira Internacional de Caprinos e Ovinos). “Estamos trabalhando para fazer um evento condizente com o crescimento do Dorper e do White Dorper no Brasil”, promete Regina. 

E o responsável por avaliar os animais os 800 animais em julgamento será o jurado Philip Strauss, da Namíbia. Vizinha a Botsuana, na África Austral, o país apresenta animais com boa conformação e pelagem, mesmo sob as inóspitas condições semidesérticas. Desta exposição, sairão os grandes campeões nacionais que ajudarão a aquecer o mercado de genética ovina.

Genética campeã em três leilões

Fora das turbulências que afetam outros setores da pecuária, o momento é oportuno para ingressar na criação de ovinos, devido à gigantesca demanda por carneiros superiores em qualidade de carne.  E parte da melhor genética Dorper e White Dorper estará disponível em três leilões durante a 1º ExpoAgro Valinhos e 11° Nacional das Raças Dorper e White Dorper.

O primeiro remate será o Leilão Celebrate, que ocorre no dia 5 de outubro, às 19 horas, com promoção da Dorper Alliansie (São José do Egito/PE), DGA Dorper (São Paulo/SP), Dorper Dom Miguel (Águas de Lindoia/SP), Kaiowas Dorper (Itapetininga/SP) e VPJ Pecuária (Mococa/SP).

Já no dia 6 de outubro, a partir das 20 horas, será a vez do Leilão Dorper Connection, que se destacou como o principal em 2016, ao movimentar R$ 470 mil.  As promotoras Cordeiro Medalha (Rolândia/PR), Five Star’s (Vinhedo/SP), Interlagos (Valinhos/SP) e MOV Dorper (Atibaia/SP) esperam repetir a façanha com animais do time de pista. A Dorper Campo Verde (Jarinu/SP) e a Luxor Dorper (Indaiatuba/SP), reforçam o time como convidadas especiais.

Encerrando a rodada de negócios com chave de ouro, a Buriá Dorper (Senhor do Bonfim/BA) e a Fazenda Bonfim (São Paulo/SP) representam a força nordestina na seleção de animais superiores com o Leilão Dorper Brasil, agendado para 7 de outubro, às 13 horas, com organização da Leilonorte. “O Dorper e o White Dorper crescem à medida em que mais consumidores conhecem a carne de cordeiros abatidos com no máximo 150 dias. O retorno de capital ocorre no curto prazo, e os três promotores abrem caminho para investimentos em uma das mais rentáveis atividades do agronegócio”, finaliza Regina.
 

Confira as notícias de Jaguariúna e Região nos portais: GUIA JAGUARIÚNA | JAGUARIÚNA VIRTUAL | BLOG DE JAGUARIÚNA | NOTÍCIAS DE JAGUARIÚNA

BLOG DE JAGUARIÚNA
03/10/2017
oferecimento

EM Destaque


Help Comedy acontece neste sábado em Serra Negra


Está tudo pronto. O sábado, 14/10, será de muitas risadas e colaboração com o Hospital Santa Rosa de Lima.  O Help Comedy – Festival de Humor de Serra Negra acontece a partir das 20 horas, no Salão Social do Serra Negra Esporte Clube....

ler notícia
13/10/2017


Vacina previne perdas “invisíveis” na estação de monta


Chega ao Brasil vacina que evita prejuízos causados pelas doenças da Síndrome Reprodutiva Bovina Os meses de setembro e outubro marcam a chegada da estação de monta na pecuária brasileira. Independente da cobertura da vacada ocorrer por meio de touros,....

ler notícia
13/10/2017


Villa Baggage e Zé Neto & Cristiano comandam o último dia do Artur Nogueira Rodeo Festival


Para encerrar com chave de ouro a 1ª edição do Artur Nogueira Rodeo Festival, Villa Baggage e Zé Neto & Cristiano sobem ao palco, neste sábado (14), a partir das 23h. A festa está sendo realizada no Balneário Municipal de Artur Nogueira/SP. No....

ler notícia
13/10/2017


Grandes shows prometem eternizar a 1ª edição do Artur Nogueira Rodeo Festival


Vai começar! A partir da próxima quarta-feira (11), a 1ª edição do Artur Nogueira Rodeo Festival, chega para marcar o seu nome na história da cidade de Artur Nogueira/SP. Com uma estrutura jamais vista, a população do município e de toda....

ler notícia
09/10/2017


Guia Gastronômico

A gastronomia jaguariunense tem forte acento italiano traduzido na mesa farta e na hospitalidade à moda do país da bota. Também preserva a herança culinária do tropeirismo, em pratos como feijão tropeiro e paçoca de pilão, entre outros. A cozinha com sotaque praiano também tem vez na capital nacional do cavalo. Assim como a portuguesa, a oriental e a árabe, marcando a presença de outros povos que também aqui se instalaram. Há opções para todos os gostos e bolsos, em várias faixas de preço e especialidades: desde um simples sanduíche e um bom churrasco até doces e sorvetes artesanais, que levam leite e frutas da região, entre outras guloseimas, que podem estar às vezes escondidas em algum espaço gastronômico mais “simplesinho” da cidade.. Confira os restaurantes e bares recomendados pelo nosso portal.

Ichi Ban

: (19) 3867-0922
maiores informações

Mingui & Aliche

: (19) 3867-2264
maiores informações

Vicenzo Pizzaria

: (19) 3847-1049
maiores informações

Pizzaria Vecchio Zilli

: (19) 3837-1304
maiores informações

Hotéis e Pousadas

Está pensando em visitar o circuito das Águas Paulista e conhecer grandes atrações como o Rodeio de Jaguariúna, a Expoflora em Holambra, fazer compras na cidade Pedreira ou apenas tirar um fim de semana para relaxar ?

Venha, e aproveite o que as nossa região oferece. Aqui você encontra hotéis e pousadas aconchegantes com os melhores preços.

Confira alguns dos locais mais recomendos pelo portal:

Galeria Hotel Pousada

: (19) 3867-1414
maiores informações

Prado Hotel

: (19) 3807-2007
maiores informações

Jaguary Hotel

: (19) 3837-3700
maiores informações

Hotel Pousada Portal das Águas

: (19) 3837-2349
maiores informações


®Copyright 2015

Jaguariúna Online.com

Todos os direitos reservados

Outros domínios: guiajaguariuna.com.br jaguariunavirtual.com.br blogdejaguariuna.com.br

Melhor visualizado em navegadores modernos. Resolução mínima de 1024