A Prefeitura de Jaguariúna, por meio do DAE – Departamento de Água e Esgoto – vem desenvolvendo uma campanha de esclarecimento e conscientização contra o desperdício de água tratada na cidade, que tem aumentado ultimamente devido ao forte calor e alguns hábitos errados de alguns, o que acaba prejudicando a maioria da população.
De acordo com o diretor do DAE, engenheiro Régis Totti Seben, o combate ao desperdício evidencia a preocupação com a qualidade de vida que a administração pública quer manter e ampliar conforme as necessidades dos moradores. Nesta terça-feira, 10 de outubro, uma máquina realizava o desassoreamento do trecho onde é captada água no rio Jaguari (fotos).
“Numa primeira etapa, estamos buscando a conscientização, mas é necessário deixar claro que medidas mais severas poderão ser adotadas, caso não consigamos reduzir o consumo com rapidez”, alerta. Entre as medidas recomendadas pelo DAE Jaguariúna estão:
- Reduzir o consumo e o desperdício de água gera, no mínimo, uma economia de 15% na fatura mensal.
- No local de trabalho, preocupar-se com o consumo ajuda na conscientização sobre o meio ambiente de forma ampla (água, esgoto, lixo orgânico, descarte de resíduos sólidos, etc).
- Nas empresas, isso agrega valores a qualquer ramo de atividade, pois reduz custos e despesas desnecessárias.
O vazamento também é um desperdício, portanto é primordial que o consumidor fique atento a algumas situações:
1- Quando o consumo no hidrômetro, seja na residência ou no estabelecimento comercial, registra aumento sem causa aparente.
Neste caso, faça os testes (que são bem simples) para verificar a existência de vazamentos. Os tipos de testes estão disponíveis no sitio da Prefeitura: www.jaguariuna.sp.gov.br
Chame um profissional habilitado para identificar o vazamento e fazer os reparos necessários.
Há possibilidade de revisão dos valores cobrados pela conta de água. Para isso, fique atento aos prazos e consulte o DAE para os esclarecimentos sobre como proceder.
2 - Quando se deparar com situações de desperdícios evidentes, como pessoas lavando carros, calçadas ou até mesmo telhados, ligue para o telefone 156. A Prefeitura irá até o local para vistoriar e tomar as medidas necessárias para impedir a continuidade desse desperdício.
3 - Se ocorrer vazamentos no sistema público, seja um cidadão consciente: avise a Prefeitura pelo telefone 156, para que o DAE seja avisado e possa consertar o mais rápido possível.
Contas em dia
Manter as contas de água em dia ajudam a Prefeitura a investir cada vez mais no sistema de abastecimento de água e coleta de esgoto. Isso vale para todos os moradores pois ninguém vive sem água, um produto essencial para a vida de todos nós.
IMPORTANTE: Contas de água em atraso podem sofrer cortes de fornecimento, conforme prevê uma lei municipal. Nunca é demais lembrar que isso provoca aborrecimentos desnecessários. Evite esta situação desagradável para os dois lados: consumidor e Prefeitura.
Confira as notícias de Jaguariúna e Região nos portais: GUIA JAGUARIÚNA | JAGUARIÚNA VIRTUAL | BLOG DE JAGUARIÚNA | NOTÍCIAS DE JAGUARIÚNA
Nesse sábado, 16 de fevereiro, Jaguariúna receberá a Campanha Regional de Combate ao Mosquito Aedes Aegypti. Essa iniciativa integra um projeto da EPTV, afiliada da Rede Globo. A campanha será das 8h às 16h e passará pelos seguintes bairros: Jardim....
O ano letivo em Jaguariúna vai começar com uma bela novidade para cerca de 7 mil alunos que estudam nas 13 escolas de Ensino Fundamental da rede municipal de ensino: a Carreta Literária, que chega à cidade no próximo dia 18 e iniciará seu....
Nesta manhã de quinta-feira, 17 de janeiro, Jaguariúna amanheceu mais alegre. Bem em frente a igreja matriz no centro da cidade, um jovem talentoso brindou nos com o som de seu saxofone. Camilo Santu, ou SANTU como é conhecido no meio artísitco,....
Iniciativa liderada pela ONG The Nature Conservancy atua em 146 municípios em projetos de recuperação ambiental e gestão de recursos hídricos; mais de 3.500 famílias já foram beneficiadas desde o início do projeto A Coalizão Cidades....