ACONTECE EM JAGUARIÚNA

JAGUARIÚNA TEM O MELHOR ENSINO FUNDAMENTAL DA RMC SEGUNDO O IDEB

Jaguariúna tem a melhor Educação Municipal da Região Metropolitana de Campinas (RMC), segundo o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) divulgado neste final de agosto pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP) do Ministério da Educação. Com nota 6,4, a cidade se destaca sozinha na liderança em qualidade do ensino no Fundamental II que abrange do 6° ao 9°. Itatiba ficou em segundo lugar com 5,9, além de Americana e Cosmópolis empatadas na terceira colocação com 5,8.

No Fundamental I, do 1° ao  5° ano, Jaguariúna recebeu nota 7,4 também ficando no primeiro lugar da RMC junto ao município de Indaiatuba. A segunda colocação ficou com Holambra com 7,3 e a terceira com Pedreira e Vinhedo empatadas com avaliação de 7,2.

O índice varia de zero a 10 e a partir da nota 6,0 já corresponde a um sistema educacional de qualidade comparável a dos países desenvolvidos.

“Em Jaguariúna nós alcançamos essa faixa da Educação de primeiro mundo e esse resultado é reflexo do grande trabalho que nossa pasta tem feito na cidade. Para nós é uma satisfação enorme ver a prova de que todo investimento e ações têm revertido em um ensino que se torna referência em nossa região e traz aos nossos moradores o nível de excelência. Essa área é uma de nossas prioridades dada a importância da formação das crianças e jovens para o futuro. Fico realmente muito feliz com essa avaliação e parabenizo todos nossos profissionais e alunos da rede”, comemorou o prefeito Gustavo Reis.

Além de liderar o ranking das cidades, Jaguariúna vem se superando nas avaliações do Inep que acontece a cada dois anos. No levantamento anterior, o Fundamental II tinha recebido avaliação de 5,8 e teve esse salto para 6,4. O Fundamental I já tinha uma nota elevada em 7,1 e conseguiu crescer para os 7,4. A Secretária de Educação, Cristina Catão comenta o desafio.

“Nossa cidade mantém uma crescente no nível do ensino e já tinha índices altos e de destaque na RMC, por isso, conseguir manter esse aumento na qualidade nos deixa ainda mais emocionados e certos de que todos os nossos esforços têm dado um resultado muito positivo. Crescer quando já estamos em um patamar elevado é sempre mais difícil, mas estamos encarando e nos mobilizando constantemente para manter esse desenvolvimento”.

Entre as ações da prefeitura de Jaguariúna na Educação estão os investimentos em capacitação dos profissionais de todas as hierarquias dentro das escolas, a infraestrutura em sala de aula, o sistema apostilado, atividades extracurriculares e merenda de qualidade.

IDEB

O Índice de Desenvolvimento da Educação Básica reflete dois conceitos importantes para a qualidade do ensino, abrangendo o fluxo escolar e o desempenho dos alunos. O cálculo é feito a partir de dados sobre aprovação escolar através do Censo Escolar e das médias de desempenho nas avaliações que são aplicadas pelo Inep: o Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb) para as unidades da federação e a Prova Brasil para os municípios.

Neste contexto do Ministério da Educação há, inclusive, uma meta para o país de que Brasil alcance a média de 6,0 até 2022.

“Em Jaguariúna nós já superamos essa meta e vamos trabalhar sempre. Essa avaliação traz de fato o real cenário da educação no país e confirma o nosso destaque não só na Região Metropolitana de Campina”, finaliza a secretária Cristina Catão.

Confira as notícias de Jaguariúna e Região nos portais: GUIA JAGUARIÚNA | JAGUARIÚNA VIRTUAL | BLOG DE JAGUARIÚNA | NOTÍCIAS DE JAGUARIÚNA

PMJ
31/08/2018
oferecimento

EM Destaque


Jaguariúna amanhece mais alegre ao som de Coldplay


Nesta manhã de quinta-feira, 17 de janeiro, Jaguariúna amanheceu mais alegre. Bem em frente a igreja matriz no centro da cidade, um  jovem talentoso  brindou nos com o som de seu saxofone. Camilo Santu, ou SANTU como é conhecido no meio artísitco,....

ler notícia
17/01/2019


Com apoio da Cervejaria Ambev, Coalizão Cidades pela Água encerra 2018 com restauração de 33 mil hectares de áreas preservadas


Iniciativa liderada pela ONG The Nature Conservancy atua em 146 municípios em projetos de recuperação ambiental e gestão de recursos hídricos; mais de 3.500 famílias já foram beneficiadas desde o início do projeto A Coalizão Cidades....

ler notícia
16/01/2019


SAÚDE INICIA COLETA DE LARVAS DO AEDES AEGYPTI PARA MONITORAMENTO DA DENGUE EM JAGUARIÚNA


Uma equipe da Secretaria de Saúde da Prefeitura de Jaguariúna iniciou, nesta segunda-feira (14/01), uma Avaliação de Densidade Larvária (ADL) pelos bairros Vila São José, Vila 12 de Setembro e Jardim Imperial, seguindo orientação....

ler notícia
15/01/2019


Prefeitura vistoria obras de duas creches que atenderão cerca de 500 crianças em Jaguariúna


As obras de duas importantes creches de Jaguariúna foram vistoriadas por secretários e pelo prefeito, Gustavo Reis, na manhã desta quarta-feira, 09 de janeiro. As unidades são do Capotuna e do Japonês, sendo que juntas irão atender cerca de 500....

ler notícia
09/01/2019


Guia Gastronômico

A gastronomia jaguariunense tem forte acento italiano traduzido na mesa farta e na hospitalidade à moda do país da bota. Também preserva a herança culinária do tropeirismo, em pratos como feijão tropeiro e paçoca de pilão, entre outros. A cozinha com sotaque praiano também tem vez na capital nacional do cavalo. Assim como a portuguesa, a oriental e a árabe, marcando a presença de outros povos que também aqui se instalaram. Há opções para todos os gostos e bolsos, em várias faixas de preço e especialidades: desde um simples sanduíche e um bom churrasco até doces e sorvetes artesanais, que levam leite e frutas da região, entre outras guloseimas, que podem estar às vezes escondidas em algum espaço gastronômico mais “simplesinho” da cidade.. Confira os restaurantes e bares recomendados pelo nosso portal.

Mingui & Aliche

: (19) 3867-2264
maiores informações

Restaurante Zambon

: (19) 3867-4218
maiores informações

Vicenzo Pizzaria

: (19) 3847-1049
maiores informações

Bar Parque dos Lagos

: (19) 3837-4118
maiores informações

Hotéis e Pousadas

Está pensando em visitar o circuito das Águas Paulista e conhecer grandes atrações como o Rodeio de Jaguariúna, a Expoflora em Holambra, fazer compras na cidade Pedreira ou apenas tirar um fim de semana para relaxar ?

Venha, e aproveite o que as nossa região oferece. Aqui você encontra hotéis e pousadas aconchegantes com os melhores preços.

Confira alguns dos locais mais recomendos pelo portal:

Vila Bueno Pousada

: (19) 3867-3396
maiores informações

Prado Hotel

: (19) 3807-2007
maiores informações

Galeria Hotel Pousada

: (19) 3867-1414
maiores informações

Jaguary Hotel

: (19) 3837-3700
maiores informações


®Copyright 2015

Jaguariúna Online.com

Todos os direitos reservados

Outros domínios: guiajaguariuna.com.br jaguariunavirtual.com.br blogdejaguariuna.com.br

Melhor visualizado em navegadores modernos. Resolução mínima de 1024